Psicologia Faculdade Pitágoras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[RESUMO] 06/05 "Arroz com feijão" de Piaget

Ir para baixo

[RESUMO] 06/05 "Arroz com feijão" de Piaget Empty [RESUMO] 06/05 "Arroz com feijão" de Piaget

Mensagem por Administrador Qui maio 07 2015, 11:36

Episódios - Cérebro, máquina de aprender - Jornal da Globo

Clique para assistir:

Arrow "Arroz com Feijão" de Piaget
Para Piaget, quatro conceitos cognitivos básicos precisam ser dominados:

ESQUEMA:
São as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio, as quais se adaptam e se modificam com o desenvolvimento mental, dessa maneira o organismo está apto a diferençar estímulos e generalizar . Com isso, os esquemas do adulto emergem dos esquemas das crianças através da adaptação e organização.

ASSIMILAÇÃO: É o processo cognitivo pelo qual uma criança integra um novo dado perceptual nos esquemas ou padrões já existentes, sendo dessa maneira uma parte do processo pelo qual o indivíduo cognitivamente se adapta ao ambiente e o organiza, possibilitando a ampliação dos esquemas. Piaget nomeou essas transformações pelo processo de acomodação.

ACOMODAÇÃO: Podemos dizer que perante um novo estímulo a criança pode fazer uma das duas coisas: ou criar um novo esquema no qual possa encaixar o arquivo ou modificar um esquema prévio de modo que o estímulo possa ser nele incluído. Ambas são formas de acomodação e resultam em mudança na configuração de um ou mais esquemas.

EQUILIBRAÇÃO: Os processos de assimilação e acomodação são necessários para o indivíduo e desenvolvimento cognitivo. De qual importância são as quantidades relativas de assimilação e acomodação que ocorrem. Por exemplo, imaginem o resultado, em termos de desenvolvimento mental, de uma pessoa que só assimilou e nunca fez acomodações. Essa pessoa acabaria com poucos esquemas amplos e seria incapaz de detectar diferença entre as coisas. Equilíbrio é um estado de balanço entre assimilação e acomodação.
É assim que se processam o desenvolvimento cognitivo em todas as fases, do nascimento até a fase adulta. O conhecimento é construído de forma cumulativa.
Administrador
Administrador
Administrador

Mensagens : 83
Data de inscrição : 10/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos