Psicologia Faculdade Pitágoras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[RESUMO] Função Semiótica ou Simbólica

Ir para baixo

[RESUMO] Função Semiótica ou Simbólica Empty [RESUMO] Função Semiótica ou Simbólica

Mensagem por Administrador Qui maio 07 2015, 12:14


    Considerações básicas
  • Função semiótica ou simbólica consiste na representação de um “significado” qualquer para o mundo que o rodeia.
  • Seu aparecimento ocorre por volta do primeiro e segundo ano de vida.

    Manifestação da função semiótica

    [RESUMO] Função Semiótica ou Simbólica 25qubh4

    1. Imitação
  • A criança limita-se em representar atos materiais, sem representação de pensamento.
  • Manifesta por uma série de gestos imitativos que representam objetos ou pessoas na sua presença ou na ausência.

    2. Jogo Simbólico
  • Também conhecido como “faz de conta”. A criança representa diferentes papéis.
  • Durante essa atividade a criança utiliza um objeto para representar qualquer coisa que imagina.

    3. Desenho
  • Representa um esforço de imitação do real.
  • A princípio, o desenho não é imitativo, são rabiscos ou garatujas.
  • Depois de 2 anos e meio, a criança passa a reconhecer algumas formas nos rabiscos feitos sem finalidade.
  • Mais tarde a criança passa a repetir de memória um modelo

    Fases do desenho

    3.1- Realismo Fortuito 2 a 3 anos e meio
  • A criança rabisca e descobre ao rabiscar um significado para aquilo que faz.

    3.2- Realismo Gorado 3 anos e meio a 4 anos e meio
  • Esta fase se caracteriza pela falta de relação entre os elementos do desenho.
    Exemplo: exagera as dimensões segundo a importância que dá ao detalhe.

    3.3- Realismo intelectual
  • Nesta fase o desenho da criança torna-se propriamente realista.
  • Existe uma preocupação em desenhar o que ela sabe que existe.

    3.4- Realismo Visual
  • A criança relaciona a representação gráfica à aparência visual.
  • O desenho representa diversos pontos de vista de um objeto. Com dimensões adequadas, posições diversas, disposição do objeto.

    4- Imagem Mental
  • Provem de uma interiorização da imitação. Onde a criança torna-se capaz de imaginar situações já conhecidas ou resultados que ainda não ocorreram.
  • A criança torna-se capaz de representar um objeto pelo som, tato ou pela descrição.
    Exemplo: a criança fecha os olhos, a professora faz despertar um relógio e pede para que a criança desenhe o objeto que produziu o som.

    5- Linguagem
  • A expressão verbal é o reflexo do progresso do pensamento da criança.
  • A função semiótica é responsável pela evolução da representação da criança até ao pensamento representativo.
  • Na função semiótica a linguagem tem destaque, pois, através dela a criança passa a usar as palavras para explicar suas ações e interpretações de mundo.
  • Como consequência da linguagem, observa-se o aparecimento da socialização que supõe a troca e comunicação entre os indivíduos.

    Importante
  • É importante ressaltar que os vários tipos de função semiótica citados não são lineares, e todas eles se apresentam e se desenvolvem nos diferentes períodos de vida do indivíduo.

    Referência Bibliográfica
  • PIAGET, J. Inhelder B. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: BCD, 1999, p.47-80.
  • PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso. Rio de Janeiro: forense, 1970.
  • FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez,1999.





Administrador
Administrador
Administrador

Mensagens : 83
Data de inscrição : 10/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos