[RESUMO] Função Semiótica ou Simbólica
Página 1 de 1
[RESUMO] Função Semiótica ou Simbólica
- Função semiótica ou simbólica consiste na representação de um “significado” qualquer para o mundo que o rodeia.
- Seu aparecimento ocorre por volta do primeiro e segundo ano de vida.
Manifestação da função semiótica
1. Imitação - A criança limita-se em representar atos materiais, sem representação de pensamento.
- Manifesta por uma série de gestos imitativos que representam objetos ou pessoas na sua presença ou na ausência.
2. Jogo Simbólico - Também conhecido como “faz de conta”. A criança representa diferentes papéis.
- Durante essa atividade a criança utiliza um objeto para representar qualquer coisa que imagina.
3. Desenho - Representa um esforço de imitação do real.
- A princípio, o desenho não é imitativo, são rabiscos ou garatujas.
- Depois de 2 anos e meio, a criança passa a reconhecer algumas formas nos rabiscos feitos sem finalidade.
- Mais tarde a criança passa a repetir de memória um modelo
Fases do desenho
3.1- Realismo Fortuito 2 a 3 anos e meio - A criança rabisca e descobre ao rabiscar um significado para aquilo que faz.
3.2- Realismo Gorado 3 anos e meio a 4 anos e meio - Esta fase se caracteriza pela falta de relação entre os elementos do desenho.
Exemplo: exagera as dimensões segundo a importância que dá ao detalhe.
3.3- Realismo intelectual - Nesta fase o desenho da criança torna-se propriamente realista.
- Existe uma preocupação em desenhar o que ela sabe que existe.
3.4- Realismo Visual - A criança relaciona a representação gráfica à aparência visual.
- O desenho representa diversos pontos de vista de um objeto. Com dimensões adequadas, posições diversas, disposição do objeto.
4- Imagem Mental - Provem de uma interiorização da imitação. Onde a criança torna-se capaz de imaginar situações já conhecidas ou resultados que ainda não ocorreram.
- A criança torna-se capaz de representar um objeto pelo som, tato ou pela descrição.
Exemplo: a criança fecha os olhos, a professora faz despertar um relógio e pede para que a criança desenhe o objeto que produziu o som.
5- Linguagem - A expressão verbal é o reflexo do progresso do pensamento da criança.
- A função semiótica é responsável pela evolução da representação da criança até ao pensamento representativo.
- Na função semiótica a linguagem tem destaque, pois, através dela a criança passa a usar as palavras para explicar suas ações e interpretações de mundo.
- Como consequência da linguagem, observa-se o aparecimento da socialização que supõe a troca e comunicação entre os indivíduos.
Importante - É importante ressaltar que os vários tipos de função semiótica citados não são lineares, e todas eles se apresentam e se desenvolvem nos diferentes períodos de vida do indivíduo.
Referência Bibliográfica - PIAGET, J. Inhelder B. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: BCD, 1999, p.47-80.
- PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso. Rio de Janeiro: forense, 1970.
- FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez,1999.
Considerações básicas
Administrador- Administrador
- Mensagens : 83
Data de inscrição : 10/09/2014
Tópicos semelhantes
» [DOWNLOAD] Resumo de Estudo
» Resumo Capítulos 1 e 2 "SCHULTZ, Duane P"
» [RESUMO] 06/05 "Arroz com feijão" de Piaget
» Resumo Capítulos 1 e 2 "SCHULTZ, Duane P"
» [RESUMO] 06/05 "Arroz com feijão" de Piaget
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|