[RESUMO] 06/05 "Arroz com feijão" de Piaget
Página 1 de 1
[RESUMO] 06/05 "Arroz com feijão" de Piaget
Episódios - Cérebro, máquina de aprender - Jornal da Globo
"Arroz com Feijão" de Piaget
- Clique para assistir:
"Arroz com Feijão" de Piaget
Para Piaget, quatro conceitos cognitivos básicos precisam ser dominados:
ESQUEMA: São as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio, as quais se adaptam e se modificam com o desenvolvimento mental, dessa maneira o organismo está apto a diferençar estímulos e generalizar . Com isso, os esquemas do adulto emergem dos esquemas das crianças através da adaptação e organização.
ASSIMILAÇÃO: É o processo cognitivo pelo qual uma criança integra um novo dado perceptual nos esquemas ou padrões já existentes, sendo dessa maneira uma parte do processo pelo qual o indivíduo cognitivamente se adapta ao ambiente e o organiza, possibilitando a ampliação dos esquemas. Piaget nomeou essas transformações pelo processo de acomodação.
ACOMODAÇÃO: Podemos dizer que perante um novo estímulo a criança pode fazer uma das duas coisas: ou criar um novo esquema no qual possa encaixar o arquivo ou modificar um esquema prévio de modo que o estímulo possa ser nele incluído. Ambas são formas de acomodação e resultam em mudança na configuração de um ou mais esquemas.
EQUILIBRAÇÃO: Os processos de assimilação e acomodação são necessários para o indivíduo e desenvolvimento cognitivo. De qual importância são as quantidades relativas de assimilação e acomodação que ocorrem. Por exemplo, imaginem o resultado, em termos de desenvolvimento mental, de uma pessoa que só assimilou e nunca fez acomodações. Essa pessoa acabaria com poucos esquemas amplos e seria incapaz de detectar diferença entre as coisas. Equilíbrio é um estado de balanço entre assimilação e acomodação.
É assim que se processam o desenvolvimento cognitivo em todas as fases, do nascimento até a fase adulta. O conhecimento é construído de forma cumulativa.
ESQUEMA: São as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio, as quais se adaptam e se modificam com o desenvolvimento mental, dessa maneira o organismo está apto a diferençar estímulos e generalizar . Com isso, os esquemas do adulto emergem dos esquemas das crianças através da adaptação e organização.
ASSIMILAÇÃO: É o processo cognitivo pelo qual uma criança integra um novo dado perceptual nos esquemas ou padrões já existentes, sendo dessa maneira uma parte do processo pelo qual o indivíduo cognitivamente se adapta ao ambiente e o organiza, possibilitando a ampliação dos esquemas. Piaget nomeou essas transformações pelo processo de acomodação.
ACOMODAÇÃO: Podemos dizer que perante um novo estímulo a criança pode fazer uma das duas coisas: ou criar um novo esquema no qual possa encaixar o arquivo ou modificar um esquema prévio de modo que o estímulo possa ser nele incluído. Ambas são formas de acomodação e resultam em mudança na configuração de um ou mais esquemas.
EQUILIBRAÇÃO: Os processos de assimilação e acomodação são necessários para o indivíduo e desenvolvimento cognitivo. De qual importância são as quantidades relativas de assimilação e acomodação que ocorrem. Por exemplo, imaginem o resultado, em termos de desenvolvimento mental, de uma pessoa que só assimilou e nunca fez acomodações. Essa pessoa acabaria com poucos esquemas amplos e seria incapaz de detectar diferença entre as coisas. Equilíbrio é um estado de balanço entre assimilação e acomodação.
É assim que se processam o desenvolvimento cognitivo em todas as fases, do nascimento até a fase adulta. O conhecimento é construído de forma cumulativa.
Administrador- Administrador
- Mensagens : 83
Data de inscrição : 10/09/2014
Tópicos semelhantes
» [Videos] Jean Piaget e Lev Vygotsky
» [Videos] Jean Piaget e Lev Vygotsky
» [DOWNLOAD] Resumo de Estudo
» [RESUMO] Função Semiótica ou Simbólica
» Resumo Capítulos 1 e 2 "SCHULTZ, Duane P"
» [Videos] Jean Piaget e Lev Vygotsky
» [DOWNLOAD] Resumo de Estudo
» [RESUMO] Função Semiótica ou Simbólica
» Resumo Capítulos 1 e 2 "SCHULTZ, Duane P"
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|